O espaço localizado em uma estreita passagem próxima ao templo de Gaudí da “Sagrada Família”, havia sido originalmente uma fábrica de molduras de alumínio, e após isso se converteu em um estacionamento convencional.
O objetivo do projeto era transformar esse espaço industrial em uma nova sala de exposições flexível.
A maior virtude do espaço era seu forte caráter industrial, devido a seu alto pé-direito, sua estrutura de concreto e a luz brilhante que entra pelas clarabóias, inundando o piso de cimento. Nossa intervenção pretendia melhorar o espírito do espaço original com o orçamento mais baixo possível.
A luz das antigas clarabóias foi suficiente para dar caráter ao espaço, assim, foi necessário apenas limpar todos os elementos para aproveitar ao máximo esta luz natural.
Os requisitos do programa eram mínimos; apenas três banheiros públicos no espaço. Para isto, colocaram-se três caixas de madeira no espaço principal, como se uma criança tivesse brincado com seus blocos de madeira.
Os exteriores das caixas são rugosos, feitos de pallets de madeira reutilizados, seguindo o caráter industrial do lugar. Contudo, dentro de cada caixa se esconde uma surpresa: um espaço totalmente doméstico, quente e protegido, mobiliado com móveis antigos.
- Fotografias: Cortesia de TwoBo Architecture, Albert Rusi & Jorge Arberas
- Cliente: Azulius & Efímero S.L.